Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, institucional e Hospitalar

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA Clínica, institucional e Hospitalar

OBJETIVO DO CURSO

O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em abrir sua própria clínica, especialmente da educação especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.

DISCIPLINAS

    • Neuropsicopedagogia – (18hs)
    • Fundamentos da neurologia- (18hs)
    • Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de aprendizagem – (18hs)
    • Neuropsicologia – (18hs)
    • Modelos psicológicos e teorias da aprendizagem – (18hs)
    • Avaliação neuropsicopedagógica – (18hs)
    • Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação – (18hs)
    • Aprendizagem e metodologias em relação aos sujeitos com altas habilidades ou superdotados – (18hs)
    • Transtornos e síndromes – (18hs)
    • Educação do deficiente físico e das múltiplas deficiências – (18hs)
    • Educação do deficiente auditivo – (18hs)
    • Educação do deficiente intelectual – (18hs)
    • Educação do deficiente visual – (18hs)
    • Neurofisiologia do comportamento e das emoções – (18hs)
    • Neurociência cognitiva – (18hs)
    • Educação inclusiva – (18hs)
    • Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia – (120hs)
    • Didática do ensino – (18hs)
    • Metodologia da pesquisa científica – (36hs)
    • Seminário de socialização dos TCC’s – (18hs)

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em NEUROPSICOPEDAGOGIA CLINICA, INSTITUCIONAL e HOSPITALAR reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.

CARGA HORÁRIA TOTAL

720 horas

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

12 meses

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

Os seguintes documentos devem ser entregues no primeiro dia de aula:
  • 2 fotos 3×4 (tiradas recentemente)
  • 2 cópias do RG;
  • 2 cópias do CPF;
  • 2 cópias da certidão de casamento, caso haja;
  • 2 cópias de comprovante de endereço recente;
  • 1 cópia AUTENTICADA do registro no respectivo Conselho, se houver;
  • 2 cópias AUTENTICADAS do diploma de graduação (ou atestado de matrícula, se o aluno ainda for graduando).