Pós-Graduação Lato Sensu à Distância

PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

 

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

MODALIDADE EAD

OBJETIVO DO CURSO
O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais psicólogos capacitados para atuarem na área da psicologia do trânsito. Capacitar e permitir o aprimoramento de psicólogos para a realização do exame de aptidão psicológica para condutores e candidatos a condutores, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Ademais, também visa a capacitar e aprimorar psicólogos para atuar em perícias de trânsito, propiciar aos psicólogos o desenvolvimento de capacidades e de habilidades relativas à avaliação psicológica no trânsito, assim como para o desenvolvimento de ações qualificadas da psicologia, voltadas à segurança da mobilidade humana no trânsito e para o desenvolvimento de atitudes éticas e críticas em relação à segurança no trânsito.

PÚBLICO ALVO
O curso tem, como público alvo, psicólogos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área da psicologia do trânsito para atuarem como psicólogos peritos examinadores de trânsito.

DISCIPLINAS
- Teoria geral da psicologia do trânsito – (18hs)
- Direito do trânsito – (54hs)
- Engenharia e segurança no trânsito – (18hs)
- Ética no trânsito – (18hs)
- Educação para a segurança no trânsito – (18hs)
- Normas e procedimentos da avaliação psicológica – (18hs)
- Perícia e elaboração de documentos – (18hs)
- PMK: psicodiagnóstico miocinético – (36hs)
- Práticas supervisionadas em psicologia do trânsito – (120hs)
- Psicologia da personalidade – (18hs)
- Psicologia social e mobilidade humana – (18hs)
- Psicopatologia e comportamento – (18hs)
- Testes projetivos – (36hs)
- Testes psicológicos e sua aplicabilidade no trânsito – (36hs)
- Testes psicométricos – (36hs)
- Didática do ensino superior – (18hs)
- Metodologia da pesquisa científica – (36hs)
- Seminário de socialização dos TCC’s – (18hs)

CARACTERÍSTICAS DO CURSO
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em PSICOLOGIA DO TRÂNSITO está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado exclusivamente por psicólogos. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para os psicólogos que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara da psicologia do trânsito. Por se tratar de um novo e promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.
Ao término do curso, o egresso deverá prestar a Prova de Conhecimento e de Títulos do CFP, caso deseje obter o Título de Especialista em Psicologia do Trânsito, como Psicólogo Perito Examinador de Trânsito.
O Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito oferecido pelo INEPE atende, plenamente, todo o Programa para Avaliação de Conhecimentos, exigido pela Prova de Títulos, para a obtenção do Título de Especialista em Psicologia do Trânsito pelo CFP. Além disto, as aulas do presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu são ministradas por psicólogos do trânsito, portadores do Título de Especialista em Psicologia do Trânsito pelo CFP.
Levantamentos efetuados anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), entre 1997 e 2009, apontam a ocorrência de mais de 20 mil mortes por ano em acidentes de trânsito no Brasil. O número de pessoas envolvidas nos acidentes chega a 300 mil. Neste contexto, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determinou que, a partir de 15 de fevereiro de 2013 serão credenciados apenas os psicólogos portadores de Título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo CFP. A partir da Resolução CFP nº. 013/07, que determina que todos os cursos credenciados tenham, no mínimo, 500 horas/aula, o INEPE, seguindo tais orientações oferece um curso de 552 horas/aula. Sucede que o CFP não reconhece mais cursos de especialização, de modo tal que, após a conclusão do presente curso, o pós-graduado deverá prestar a Concurso do CFP para obter o título de psicólogo perito em trânsito. Entretanto, o presente curso de pós-graduação constitui-se em experiência profissional prática equivalente a dois anos.
Por outro lado, os profissionais de Psicologia devem estar sempre em contínua atualização e preparação para o exercício da profissão. Para tanto, este presente Curso de Especialização tem o objetivo de formar profissionais para o desenvolvimento de ações qualificadas, nas diversas áreas da Psicologia do Trânsito, reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações – CBO do Ministério do Trabalho, sob nº 2515-35/2002, 074.45/1992, em especial, pesquisa bibliográfica e de campo, trabalho em grupo multidisciplinar, realização de documentos da psicologia. E, ao mesmo tempo, proporcionar uma visão técnica e prática da aplicação concreta, ética, e de qualidade do Exame da Avaliação Psicológica, constante na Resolução nº. 267/2008 e 283/2008 do CONTRAN, suas especificações nesta área, como peritos examinadores de trânsito e dando cumprimento às normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP. Pretende-se também, através deste curso, atender aos princípios da Política Nacional de Trânsito, propiciando que os Psicólogos cumpram a Resolução CONTRAN nº. 283 de 01 de julho de 2008 e obtenham o Título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido do pelo CFP.
Logo, a partir de 15 de fevereiro de 2013, somente poderão ser credenciados ao DETRAN para trabalhar em Centros de Formação de Condutores os psicólogos que possuírem o título de Especialista em Psicologia de Trânsito. A alteração nas exigências do credenciamento decorre da Resolução 283/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabeleceu condições e prazos.
O título pode ser obtido de três maneiras: concluindo-se curso de Especialização em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal de Psicologia, curso em nível de pós-graduação com mínimo de 360 horas/aula ou realizando-se Concurso de Provas e Títulos para Concessão do Título de Especialista em Psicologia de Trânsito, promovido pelo CFP. Para obter o título através do concurso, um dos requisitos é experiência mínima de dois anos na área do trânsito.
A Resolução determina que, a partir de 2013, todo Psicólogo, já atuante e/ou que deseja atuar na área, para credenciar-se junto no DETRAN – Departamento de Trânsito, e atuar no setor de Avaliação Psicológica para Motoristas, terá que possuir o título de Especialista em Psicologia do Trânsito, oferecido somente por IES devidamente reconhecidas pelo CFP.
O presente Curso de Especialização possibilita a inserção do Psicólogo no mercado de trabalho, ampliando oportunidades de carreira, em diversos segmentos, permitindo atuar em órgãos governamentais, em políticas públicas de prevenção e redução de acidentes de trânsito, educação para o trânsito, em escolas, sindicatos de motoristas e/ou motociclistas como também na área da saúde, em clínicas de reabilitação, luto familiar, entre outros.
São atribuições do Psicólogo Especialista em Psicologia de Trânsito, segundo a Resolução CFP nº. 013/2007:
(A) Procede ao estudo no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito; realiza diagnóstico da estrutura dinâmica dos indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais;
(B) Colabora na elaboração e implantação de ações de engenharia e operação de tráfego;
(C) Desenvolve ações socioeducativas com pedestres, ciclistas, condutores infratores e outros usuários da via;
(D) Desenvolve ações educativas com: diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores, examinadores de trânsito e professores dos diferentes níveis de ensino;
(E) Realiza pesquisas científicas no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos, para elaboração e implantação de programas de saúde, educação e segurança do trânsito;
(F) Realiza avaliação psicológica em condutores e candidatos à carteira de habilitação; participa de equipes multiprofissionais no planejamento e realização das políticas de segurança para o trânsito;
(G) Analisa os acidentes de trânsito, considerando os diferentes fatores envolvidos para sugerir formas de evitar e/ou atenuar as suas incidências;
(H) Elabora laudos, pareceres psicológicos, relatórios técnicos e científicos; desenvolve estudos sobre o fator humano para favorecer a elaboração e aplicação de medidas de segurança;
(I) Elabora e aplica técnicas de mensuração das aptidões, habilidades e capacidades psicológicas dos condutores e candidatos à habilitação, atuando em equipes multiprofissionais, para aplicar os métodos psicotécnicos de diagnóstico;
(J) Dialoga com os profissionais da área médica e da educação (instrutores, professores e examinadores) por meio de estudos de caso de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação;
(K) Desenvolve estudos de campo e em laboratório, do comportamento individual e coletivo em diferentes situações no trânsito para sugerir medidas preventivas;
(L) Estuda os efeitos psicológicos do uso de drogas e outras substâncias químicas na situação de trânsito;
(M) Presta assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados nas questões relacionadas ao trânsito e transporte; e
(N) Atua como perito em exames de habilitação, reabilitação ou readaptação profissional.

CARGA HORÁRIA TOTAL
552 horas aula

CARACTERÍSTICAS DO CURSO
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em PSICOLOGIA DO TRÂNSITO está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado por psicólogos. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara da psicologia do trânsito. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.
Os cursos à distância têm se consolidado como uma forma eficaz de ensino e seus alunos têm obtido destaque e reconhecimento (ver reportagem da Folha de São Paulo, ‘Aluno a distância vai melhor no Enade.’). Contando com a participação de renomados professores, os cursos permitem que alunos de todas as regiões do País tenham acesso a ensino de excelente qualidade.
Nesse sentido, a carga horária virtual é composta por textos e atividades realizadas via e-mail, em um ambiente especialmente desenvolvido para o estudo a distância.

VANTAGENS
Confira algumas vantagens do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em PSICOLOGIA DO TRÂNSITO na modalidade à distância:
(A) Atualidade dos temas abordados em sala de aula;
(B) Amplo material didático;
(C) Orientação para elaboração do trabalho de conclusão do curso, por meio de Professor Orientador virtual;
(D) O aluno matriculado poderá, sempre que necessário ter acesso à aula em qualquer momento posterior que necessite;
(E) A carga horária virtual semanal pode ser cumprida pelo estudante no dia e horário que lhe for mais conveniente;
(F) Possibilidade de realização de estágio supervisionado específico na área do curso.

FUNCIONAMENTO
O presente Curso de Pós-Graduação à Distância do INEPE é apresentado na modalidade ON LINE, sendo composto de um total de 20 disciplinas organizadas em 3 módulos:
MÓDULO FUNDAMENTAL: formado por disciplinas comuns a todos os cursos.
MÓDULO ESPECÍFICO: formado por disciplinas especificas de cada curso de especialização.
MÓDULO TCC: integra o processo de produção e de apresentação (socialização) do Artigo Científico e/ou Relatório de Estágio de acordo com o curso de especialização cursado.

MODALIDADE ON LINE
Na modalidade ON LINE, os estudos são desenvolvidos à distância em um período de 24 meses: 24 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e a prática supervisionada em psicologia do trânsito, assim como para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizar uma Avaliação Semipresencial do Curso.
Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (caderno de estudos, apostilas e slides de cada disciplina) em seu endereço de e-mail e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interativas.
A modalidade ON LINE do presente curso de especialização pode dar-se na modalidade INTENSIVA ou na modalidade EXTENSIVA.

FUNDAMENTO
A autonomia para criação de cursos de Educação à Distância, está no Decreto nº. 5.622 de 19 de dezembro de 2005, em seu Art. 20: “As instituições que detêm prerrogativa de autonomia universitária credenciadas para oferta de educação superior a distância poderão criar, organizar e extinguir cursos ou programas de educação superior nessa modalidade, conforme disposto no inciso I do art. 53 da Lei nº 9.394, de 1996”.

PERIODICIDADE DAS AULAS
As aulas são mensais, conforme livre escolha do aluno.

HORÁRIOS DAS AULAS
Os horários das aulas são de livre escolha dos alunos, que pode eleger o melhor momento para realizar seus estudos.

FREQUÊNCIA
A frequência é defina tão somente pela entrega das atividades propostas pelo Professor Tutor de cada disciplina, sendo que o aluno tem sempre um mês para realizá-las.

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
24 meses

INVESTIMENTO
MATRÍCULA: R$ 400,00 (Via depósito bancário na Conta do INEPE)
CUSTO (À VISTA): R$ 8.000,00 (Via depósito bancário na Conta do INEPE)
CUSTO (À PRAZO): 24 X R$ 400,00 (Via cheques pré-datados enviados por SEDEX ao INEPE)
* Em nenhuma hipótese, haverá devolução da Taxa de Matrícula.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
Os seguintes documentos devem ser enviados ao endereço da sede do INEPE, via SEDEX, antes do início das aulas:
- 2 fotos 3×4 (tiradas recentemente)
- 2 cópias do RG;
- 2 cópias do CPF;
- 2 cópias da certidão de casamento, caso haja;
- 2 cópias de comprovante de endereço recente;
- 2 cópias AUTENTICADAS do diploma de graduação (ou atestado de matrícula, se o aluno ainda for graduando).

ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA
MODALIDADE EAD

A NEUROPSICOPEDAGOGIA
(A) O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA?
A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino e de aprendizagem, que integra avaliação e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual ou coletivo. Ela ainda é considerada uma práxis (prática fundamentada em referenciais teóricos) e não uma ciência. Entende-se como: “Área de estudo das neurociências na qual objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades pessoais e perfil socioeconômico, a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética, congênita ou adquirida” (ROTTA Apud COSENZA: 2010).
(B) QUAL É A DIFERENCIA ENTRE A NEUROPSICOPEDAGOGIA E A PSICOPEDAGOGIA?
A Neuropsicodepagogia tem sua análise inserida no contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma essência específica e diferenciada da psicopedagogia. Já a Psicopedagogia é a área de estudo da neuropsicologia que avalia, diagnostica, estuda e intervenciona frente a aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva (RUBINSTEIN Apud SCOZ: 2007).
(C) O QUE É O NEUROPSICOPEDAGOGO?
O neuropsicopedagogo é o profissional que vai integrar à sua formação psicopedagógica o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensores para, a partir desse entendimento, poder adaptar as metodologias e técnicas educacionais a todas as pessoas e principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas. O neuropsicopedagogo tem que estar em busca constante dos necessários conhecimentos sobre as anomalias neurológicas, psiquiátricas e distúrbios existentes, para desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico , cognitivo e emocional das pessoas que apresentem essas sintomatologias. O profissional de neuropsicopedagogia, portanto, é um dos elementos mais importantes para desenvolver e estimular novas “sinapses”, para um verdadeiro processo ensino-aprendizagem.
(D) ONDE ATUARÁ O NEUROPSICOPEDAGOGO?
O profissional poderá desempenhas funções como:
(a) Modalizar patogênia frente aos T.A.S.;
(b) Reorganizar fases neurais frente aos T.A.S., refazendo engramas equivocados devido a lesão neurológica;
(c) Identificar panorama cognitivo pós lesão a fim de adequar o currículo;
(d) Promover adequação emocional do educando com síndromes neurológicas, assim como as condições neuropsiquiátricas ao contexto de grupo.
(e) Assessoramento técnico frente a instituições voltadas ao trabalho de Educação Especial Inclusiva, Atendimento Clínico ou, em mais recente proposta, no apoio ao trabalho com a Saúde Mental nos CAPS;
(E) QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS DO NEUROPSICOPEDAGOGO?
O especialista em Neuropsicopedagogia terá as seguintes competências:
(a) Atuação frente ao desenvolvimento cognitivo humano e profilaxia frente os T.A.S.;
(b) Elaborar publicações científicas frente as técnicas de reabilitação / prognóstico em periódicos da área ou afins;
(c) Postura Interdisciplinar,dinamismo e ética;
(d) Visão sistêmica dos processos;
(e) Polivalência teórica mantendo a especificidade em sua área de atuação;
(f) Elaborar pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais;
(g) Produção de saberes a partir de capacitações e reflexões frente a sua práxis;
(F) QUAIS SÃO AS BASES PARA O SURGIMENTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA?
(a) Lei 3124/97 – Senado Federal;
(b) Certificado de especialista com registro no MEC/CNE;
(c) Estar devidamente registrado na ABPp;
FONTE: http://site.psicopedagogia-sp.com/neuropsicopedagogia.html

OBJETIVO DO CURSO
O presente Curso de Especialização visa a formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes na educação básica no âmbito da perspectiva da neuropsicopedagogia com base nos processos de participação e de construção da autonomia, com vistas a aperfeiçoar, atualizar e a qualificar a prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar dos profissionais que atuam ou têm interesse em abrir sua própria clínica, especialmente da educação especial, articulando-se com as diferentes áreas disciplinares do conhecimento.
Dessa forma, o presente curso visa a capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
Portanto, o presente curso proporciona a aquisição de clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo, de forma a compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados nas áreas da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional, da fisioterapia e áreas da educação afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação técnica para o exercício da neuropsicopedagogia, analisando a inclusão social e a preservação dos sujeitos como atividade inerente à prática deste profissional.

DISCIPLINAS
- Neuropsicopedagogia – (18hs)
- Fundamentos da neurologia- (18hs)
- Neurofisiologia, inteligências múltiplas e dificuldades de aprendizagem – (18hs)
- Neuropsicologia – (18hs)
- Modelos psicológicos e teorias da aprendizagem – (18hs)
- Avaliação neuropsicopedagógica – (18hs)
- Neuropsicopatologias e neurociências aplicadas à educação – (18hs)
- Aprendizagem e metodologias em relação aos sujeitos com altas habilidades ou superdotados – (18hs)
- Transtornos e síndromes – (18hs)
- Educação do deficiente físico e das múltiplas deficiências – (18hs)
- Educação do deficiente auditivo – (18hs)
- Educação do deficiente intelectual – (18hs)
- Educação do deficiente visual – (18hs)
- Neurofisiologia do comportamento e das emoções – (18hs)
- Neurociência cognitiva – (18hs)
- Educação inclusiva – (18hs)
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia clínica – (120hs)
- Estágio supervisionado em neuropsicopedagogia institucional – (120hs)
- Didática do ensino superior – (18hs)
- Metodologia da pesquisa científica – (36hs)
- Seminário de socialização dos TCC’s – (18hs)

CARGA HORÁRIA TOTAL
600 horas aula

CARACTERÍSTICAS DO CURSO
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL está reconhecido em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES nº. 1/2007. Seu público alvo é formado por educadores em qualquer área de formação. Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para aqueles que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara educacional. Por se tratar de um promissor campo de atuação profissional, o presente curso dará uma forte ênfase prática à cada disciplina.
Os cursos a distância têm se consolidado como uma forma eficaz de ensino e seus alunos têm obtido destaque e reconhecimento (ver reportagem da Folha de São Paulo, ‘Aluno a distância vai melhor no Enade.’). Contando com a participação de renomados professores, os cursos permitem que alunos de todas as regiões do País tenham acesso a ensino de excelente qualidade.
Nesse sentido, a carga horária virtual é composta por textos e atividades realizadas via e-mail, em um ambiente especialmente desenvolvido para o estudo a distância. Este espaço conta com a participação de professores tutores, que estarão sempre à disposição do aluno para auxiliá-lo no desenvolvimento de seus estudos.

VANTAGENS
Confira algumas vantagens do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em NEUROPSICOPEDAGOGIA na modalidade à distância:
(A) Atualidade dos temas abordados em sala de aula;
(B) Amplo material didático;
(C) Orientação para elaboração do trabalho de conclusão do curso, por meio de Professor Orientador virtual;
(D) O aluno matriculado poderá, sempre ter acesso à aula em qualquer momento posterior que necessite;
(E) A carga horária virtual semanal pode ser cumprida pelo estudante no dia e horário que lhe for mais conveniente;
(F) Possibilidade de realização de estágio supervisionado específico na área do curso.

FUNCIONAMENTO
O presente Curso de Pós-Graduação à Distância do INEPE é apresentado nas modalidades ON LINE, INTENSIVA ou EXTENSIVA, sendo composto de um total de 20 disciplinas organizadas em 3 módulos:
MÓDULO FUNDAMENTAL: formado por disciplinas comuns a todos os cursos.
MÓDULO ESPECÍFICO: formado por disciplinas especificas de cada curso de especialização.
MÓDULO TCC: integra o processo de produção e de apresentação (socialização) do Artigo Científico e/ou Relatório de Estágio de acordo com o curso de especialização cursado.

MODALIDADE ON LINE
Na modalidade ON LINE, os estudos são desenvolvidos à distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizar uma Avaliação Semipresencial do Curso.
Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (caderno de estudos, apostilas e slides de cada disciplina) em seu endereço de e-mail e desenvolve todas as atividades avaliativas e interativas.
A modalidade ON LINE do presente curso de especialização pode dar-se na modalidade INTENSIVA ou na modalidade EXTENSIVA.

MODALIDADE INTENSIVA
Na modalidade INTENSIVA, o presente curso na modalidade ON LINE, tem duração de 30 dias e, também em 30 dias, o aluno já recebe o seu certificado de especialista diretamente na sua residência!
CUSTO (À VISTA): R$ 2.500,00 (Via depósito bancário na Conta do INEPE)
CUSTO (À PRAZO): 2 X R$ 1.500,00 (Via depósito bancário na Conta do INEPE)

MODALIDADE EXTENSIVA
Na modalidade EXTENSIVA, o presente curso na modalidade ON LINE, tem duração de 12 meses e, também em 12 meses, o aluno já recebe o seu certificado de especialista diretamente na sua residência!
MATRÍCULA: R$ 250,00 (Via depósito bancário na Conta do INEPE)
MENSALIDADES: 12 X R$ 250,00 (Via cheques pré-datados enviados ao INEPE)

FUNDAMENTO
A autonomia para criação de cursos de Educação à Distância, está no Decreto nº. 5.622 de 19 de dezembro de 2005, em seu Art. 20: “As instituições que detêm prerrogativa de autonomia universitária credenciadas para oferta de educação superior a distância poderão criar, organizar e extinguir cursos ou programas de educação superior nessa modalidade, conforme disposto no inciso I do art. 53 da Lei nº 9.394, de 1996”.

PERIODICIDADE DAS AULAS
As aulas são mensais, conforme livre escolha do aluno.

HORÁRIOS DAS AULAS
Os horários das aulas são de livre escolha dos alunos, que pode eleger o melhor momento para realizar seus estudos.

FREQUÊNCIA
A frequência é defina tão somente pela entrega das atividades propostas pelo Professor Tutor de cada disciplina, sendo que o aluno tem sempre um mês para realizá-las.

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
MODALIDADE INTENSIVA: 2 meses
MODALIDADE EXTENSIVA: 12 meses

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
Os seguintes documentos devem ser enviados ao endereço da sede do INEPE, via SEDEX, antes do início das aulas:
- 2 fotos 3×4 (tiradas recentemente)
- 2 cópias do RG;
- 2 cópias do CPF;
- 2 cópias da certidão de casamento, caso haja;
- 2 cópias de comprovante de endereço recente;
- 2 cópias AUTENTICADAS do diploma de graduação (ou atestado de matrícula, se o aluno ainda for graduando).